1. Fernanda Hoff Mileski

    Olá, já pesquisei e estou entrando em contato com advogados mas ainda estou insegura em questão que estou morando junto com meu namorado eu tenho 16 e ele 17 nos dois trabalhamos e temos uma renda de vida viável, minha mãe aprovou mas meu pai não e eles são separados gostaria de saber se ele pode pegar a minha guarda por eu ser de menor e estar morando com um menor, nós ainda não planejávamos casar no cartório por enquanto íamos esperar mais um ano, mas minha dúvida é se ele pode pegar minhas guarda, muitas pessoas me falaram que não e meus avós entraram em contato com um advogado e minha sogra também para saber e eles falaram que não mas mesmo assim estou com medo pois sei que se meu pai pegar minha guarda ele pode não deixar mais eu ter comunicação com o meu namorado

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, Fernanda. Tudo bem?

      Sendo você menor de idade e não emancipada (https://direitofamiliar.com.br/voce-sabe-o-que-e-emancipar-um-filho/), em tese, seus pais são os seus responsáveis legais e poderão responder inclusive judicialmente por seus atos.

      Considerando que eles são separados, seria necessário verificar se já houve alguma decisão judicial em relação a sua guarda, ou não. De qualquer forma, seu pai poderia pedi-la sim. Contudo, será necessário um processo judicial para analisar o caso concreto e verificar se esta seria a melhor opção.

      Sugerimos que você leia nossos artigos sobre guarda de filhos, para entender em que consiste o exercício da guarda de filhos.

      https://direitofamiliar.com.br/guarda-de-filhos-modalidades-existentes/

      https://direitofamiliar.com.br/o-principio-do-melhor-interesse-dos-filhos-em-acoes-de-guarda/

      Esperamos ter ajudado de alguma forma!

      Atenciosamente,
      equipe Direito Familiar.

      Responder
  2. Marlon Souza

    Minha namorada tem 16 anos, eu tenho 20, os pais dela proíbem o nosso namoro, nós nos encaixamos muito bem, nossos planos e objetivos para o futuro..
    Gostaria de saber quais as chances de o juiz aceitar o suprimento de vontade para casar nessa situação, visto que ela não pararia de estudar, porém moro na mesma casa dos meus pais, isso seria um empecilho, morar um tempo com os pais, para depois alugar uma casa?
    Gostaria de saber se há algum custo para fazer essa petição judicial de suprimento de vontade para casar. Grato!

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, tudo bem?

      Não temos como prever qual seria o posicionamento do juiz responsável por analisar o caso, mas acreditamos que, comprovando-se que não haverá prejuízo para a adolescente, a autorização poderá ser concedida. Isso é uma análise a ser feita caso a caso.

      Para ingressar com a ação, é preciso procurar o auxílio de advogados ou da Defensoria Pública, pois ela precisará estar representada por profissionais para formular o pedido.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  3. Gabriel Costa da Solva

    Olá
    Bom eu tenho 22 anos e minha namorada tem 16 anos e nos já estamos namorando a 1 ano e 10 meses e ela quer casar mais os pais dela não quer assinar isso é um decisão nossa até porque já fais um bom tempo que estamos namorando e nos achamos que já passou da hora de nos casar e possível eu me casar com ela sem os pais assinar

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Gabriel, tudo bem?

      Conforme mencionamos no artigo do site, para o casamento de adolescentes entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento dos pais e, caso eles não concordem, poderá ser realizado o pedido do suprimento judicial, de modo que o juiz autorizaria o casamento “no lugar” dos pais. Porém, isso não quer dizer que os pais não seriam chamados em um eventual processo no qual se pretende tal autorização, já que são os responsáveis legais pela adolescente.

      De qualquer forma, se ela completa a maioridade em dois anos, será que não seria válido esperar? É preciso ter em mente que o casamento é um ato jurídico que possui consequências sérias.

      Com relação à lista do que vocês precisam para casar, sugerimos que você entre em contato com o Cartório Civil competente para a realização do casamento.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  4. Olá meu nome é Guilherme tenho 19 anos e namoro uma garota de 16 , mas os pais proibem o relacionamento, será que posso me casar com ela sem a autorização deles ? será que é de certeza que posso me casar pedindo a o juiz o suprimento judicial? ou pode dar errado ?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Guilherme, tudo bem?

      Conforme mencionamos no artigo, para o casamento de adolescentes entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento dos genitores e, caso eles não concordem, poderá ser realizado o pedido do suprimento judicial, de modo que o juiz autorizaria o casamento “no lugar” dos pais. Porém, isso não quer dizer que os pais não seriam chamados em um eventual processo no qual se pretende tal autorização, já que são os responsáveis legais pelo adolescente.

      Entendemos, portanto, que o casamento com autorização do juiz não deve gerar nenhuma complicação posterior, mas ele deve ser requerido em um processo no qual o juiz poderá ouvir os pais e, dependendo da situação, ele poderá autorizar o casamento ou poderá negá-lo, se achar que não corresponde aos interesses dos envolvidos.

      De qualquer forma, se ela completa a maioridade em dois anos, será que não seria válido esperar? É preciso ter em mente que o casamento é um ato jurídico que possui consequências sérias.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  5. OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    Responder

  6. É muita qualidade pra um artigo só meu irmão, que trabalho excelente vocês vêm fazendo, cada vez melhor, cada novo post é um pulo de alegria meu, de tanta vontade que tenho de ler!

    Responder
  7. Lysandra Souza

    *Ola , tenho 15 anos , queria saber se isso e realmente verdade !
    Poderia me explicar um pouco mais claro ? Porfavor !

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Lysandra, tudo bem?

      O conteúdo do artigo é realmente verdadeiro! Depois da atualização legislativa mencionada, ficou proibido o casamento de menores de 16 anos no país.

      Qual seria a sua dúvida especificamente? O que gostaria que ficasse mais claro? Se preferir, escreva um e-mail para a gente: contato@direitofamiliar.com.br!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

    2. Ola tenho 15 anos e namoro com um homem de 23 eu gosto muito dele e ele demonstra gostar muito de mim enfim minha mãe não aceitou nosso relacionamento e agora estamos pensando em morar juntos e eu queria muito morar com ele e pensamos em casar 💑 e ter um filho ou filha O QUE VCS ACHAM SERA QUE PODE ISSO OU NÃO

      Responder
      1. Direito Familiar

        Olá, tudo bem?

        Conforme mencionamos no artigo, o casamento para menores de 16 anos está proibido por lei, em qualquer hipótese.

        Atenciosamente,
        Equipe Direito Familiar.

        Responder


  8. Estou gostando muito do seu site/blog, vou continuar seguindo e compartilhando esses conhecimentos.
    Obrigado por compartilhar também essas dicas.

    Responder
  9. Giih

    Oi, eu tenho 19 anos, e meu namorado 16. Gostaria de saber se dá pra gente casar normal com a assinatura dos pais dele’!!

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, tudo bem?
      Conforme explicamos no artigo, para aqueles que são maiores de 16 e menores de 18 anos, entende-se que podem se casar, desde que com a autorização de seus pais (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro).

      Portanto, se os pais deles estiverem de acordo, em tese, não haverá problema, mas será necessário observar as regras necessárias para o casamento.

      Atenciosamente,
      equipe Direito Familiar.

      Responder
  10. Rodolfo

    Gostei muito da sua matéria, gostaria de averiguar o seguinte caso.
    Minha namorada tem 17 anos, ela faz 18 daqui seis meses, ela é mãe e devido essa situação ter acontecido muito cedo os pais dela acabaram se tornando crueis e ela desenvolveu certa depressão psicologica, mas eles ignoram, pois apenas alimentam dizendo que é cena de vagabunda. Ainda por cima, o pai dela espanca ela quando ela tem crise depressiva, eu sou maior, trabalho e tenho uma renda mensal viável. Queremos muito nos casar, principalmente para que ela possa sair de casa e eu possa dar inicio a um tratamento com psicologo com ela. Qual a probabilidade de conseguirmos uma autorização com o juiz diante desse caso?

    Por favor! Ando me poupando muito de atitudes radicais para evitar essa situação e já não sei mais o que fazer, gostaria da sua opinião sobre.

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, tudo bem?
      É um caso aparentemente delicado. Como ela está prestes a completar 18 anos, acreditamos que entrar com o processo pode não valer a pena, pois há chances de que ele leve mais de seis meses para ser concluído e acabará sendo extinto assim que ela completar 18 anos.
      Uma alternativa seria entrar em contato com o conselho tutelar, para que eles verifiquem esta questão da violência e intervenham se for o caso. Esperamos que tudo se resolva!
      Atenciosamente, equipe Direito Familiar.

      Responder
  11. Talita

    Eu tenho 17 anos e meu noivo 18, eu faço 18 anos em janeiro mais eu vou me casar em fevereiro eu gostaria de saber se posso marca a data sendo de menor sem a necessidade meus pais.a

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, Talita!
      Tudo bem?

      Acreditamos que para marcar a data não terá problemas. No entanto, precisa ver se o Cartório aceitará que você entre com o processo da habilitação do casamento, sem ter completado 18 anos.

      Sugerimos que você converse diretamente com o pessoal do Cartório de registro e verifique esta situação.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  12. Valeu muito a pena ter lido sua matéria, pois me fez compreender claramente que encontrei o que procurava. Faço minhas pesquisas em varios sites sobre isso, porém aqui fui cativado. Gratidão!

    Responder
    1. Direito Familiar

      Que bom Jaime! Ficamos felizes com isso!!

      Continue nos acompanhando!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  13. Juliano Eschembach

    Olá. tenho 16 anos e namoro uma garota da mesma idade. Temos autorização dos dois lados para namorar. Mas, minha mãe resolveu me proibir de ir na casa dela porque eu estava dormindo tempo demais lá e porque minha sogra e ela discutiram. Ela fala que se eu pisar lá de novo ela vai no conselho tutela e a família da minha namorada terá que responder por alienação de menores. Como se não bastasse, ela não quer que eu fique tanto tempo com minha namorada. Por favor, alguém pode me dar alguma informação sobre esse caso?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Juliano, tudo bem?
      Esta é uma questão muito particular e diz respeito ao relacionamento seu com seus pais. Sugerimos que você tente ter uma conversa amigável com eles, se for preciso peça o auxílio aos orientadores da sua escola, para que juntos tentem encontrar uma solução. Tal questão foge um pouco da esfera jurídica. Sobre a “alienação de menores”, não sabemos ao que sua mãe se refere exatamente.
      Tente conversar com calma com seus pais e tente entender as colocações deles também, para que juntos possam resolver esta situação.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  14. Beatriz

    Olá eu tenho 16 anos e meu namorado tem 23 anos estamos morando juntos faz 2 anos e pouco já. Meu pai e minha mãe sempre nos apoia, eu queria saber se posso ter o papel de amasiamento?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Beatriz, tudo bem?
      Considerando que você tem 16 anos, precisará da autorização dos seus pais para a realização do casamento. Caso eles não concordem, será necessário pedir o suprimento judicial do consentimento, conforme explicamos no artigo.
      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  15. Boa noite tenho 40 anos e minha namorada 16 e quero saber se podemos nos casar sem complicações judicias

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Edilson, tudo bem?
      Se a sua namorada possui 16 anos, ela precisará da autorização dos pais para a realização do casamento. Caso eles não concordem, será necessário pedir o suprimento judicial do consentimento, conforme explicamos no artigo.
      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  16. Guilherme Moraiz

    Olá, uma pergunta, tenho 19 anos e minha namorada 15 e está grávida, queremos nos casar, os nossos pais aceitam, inclusive já moramos juntos, temos nossas coisas e etc… Se entrarmos com uma ação judicial para casar e der indeferido, corro risco de ser aberto uma ação judicial contra mim?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Guilherme, tudo bem?

      Conforme ressaltamos no artigo, a gravidez, por si só, não impõe a celebração do casamento, porque a preocupação do ordenamento jurídico é com a proteção das crianças e adolescentes de um modo geral e uma decisão judicial não pode impor a uma adolescente deveres matrimoniais que não sejam condizentes com sua condição pessoal e desenvolvimento social. No entanto, é certo que o juiz analisará diversos fatores e, se os pais dela estão de acordo, isso pode ser um ponto favorável.

      No âmbito familiar, acreditamos que, ainda que seja negado o pedido, não deverá ser proposta nenhuma ação contra você. Porém, em relação a outras searas, infelizmente não temos como dar uma resposta concreta, por não ser nossa área de atuação. O ideal seria que você procurasse o auxílio de profissionais especializados em outras matérias, que possam esclarecer suas dúvidas de forma mais objetiva.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  17. Adrielly

    Olá tenho 14 anos e meu namorado 18 gostaria de saber se com a assinatura da minha mãe e do meu pai eu conseguiria casar com 14 anos

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Adrielly, tudo bem?

      Conforme mencionamos no artigo, para aqueles que são maiores de 16 e menores de 18 anos, entende-se que podem se casar, desde que com a autorização de seus pais (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro) e, caso os pais não autorizem, deverá ser feito um pedido ao juiz.

      Quando aquele que pretende se casar contar com menos de 16 anos de idade, que é o seu caso, existem as hipóteses excepcionais de suprimento de idade. Nesses casos, o artigo 1520 do Código Civil Brasileiro dispõe que é permitido o casamento, desde que em caso de gravidez. Ainda assim, é importante dizer que a gravidez, por si só, não impõe a celebração do casamento, ou seja, o juiz pode não autorizar o matrimônio por entender que não estará de acordo com os interesses daquela menor de idade.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  18. Alice

    Tenho 15 anos gravida de jovem com 18, pretendo contrair matrimônio, meu pai concorda com o casamento minha mãe ñ. Meu Pai tem legitimidade para propor ação de suprimento judicial de consentimento cumulada com idade em meu nome ?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Alice, tudo bem?

      Se o seu pai for o seu representante legal (guardião), ele poderá lhe representar nos autos e, portanto, terá legitimidade para ingressar com uma ação, por meio de advogado, representando seus interesses.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  19. Alice

    Ola eu tenho 15 anos e participava da igreja em grupos tbm …. e perdi minha virgindade antes do casamento e queria voltar a comunhão com a igreja vi um caso de uma menina que pode se casar com 15 anos pelo mesmo motivo o juiz aceitou por que esisti nao sei oque da igreja que ele aceitou por esse motivo queria saber se tambem conseguiria me casar por esse motivo?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Alice, tudo bem?

      Conforme mencionamos no artigo, os menores de 16 anos são considerados inabilitados para o casamento. Existe a possibilidade, em situações específicas, de pedir o suprimento judicial para a idade.

      Nesses casos, o artigo 1520 do Código Civil Brasileiro dispõe que é permitido o casamento, desde que em caso de gravidez. Porém, é importante dizer que, a gravidez, por si só, não impõe a celebração do casamento, porque a preocupação do ordenamento jurídico é com a proteção das crianças e adolescentes de um modo geral e uma decisão judicial não pode impor a uma adolescente deveres matrimoniais que não sejam condizentes com sua condição pessoal e desenvolvimento social.

      O suprimento judicial de idade não dispensa a necessidade de autorização dos pais, porém, caso eles não concordem, existe a possibilidade de se pedir cumulativamente o suprimento judicial de idade e o de consentimento. Sobre a questão da Igreja, acreditamos que não deve ser critério para que seja concedida autorização para o casamento.

      Antes de tomar qualquer decisão, faça uma reflexão sobre a questão, pois é um aspecto muito importante da vida e é necessário estar ciente sobre as sérias consequências que podem advir do ato.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  20. Thauaniy

    Tenho 16 anos meu namorado 33 temos uma filha de 2 meses podemos nos casar meus pais querem muito q nos nos casamos !?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Thauaniy, tudo bem?

      Se você tem 16 anos, precisa da autorização de seus pais para que o casamento se realize, conforme mencionamos no artigo. Se eles concordam, não vislumbramos impedimentos à sua realização. Caso não haja concordância, deverão ser adotadas as medidas citadas no texto para que o juiz dê o consentimento para o matrimônio, em substituição a autorização dos seus genitores.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  21. Bih Marques

    Olá meu namorado vai fazer 17 anos agora em janeiro e eu tenho 14 anos e sendo que os meus pais e os pais dele não tenham nada contra daria para nós dois nos casar???
    Espero que me respondam.

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Bih, tudo bem?

      Em primeiro lugar, gostaríamos que você refletisse sobre alguns aspectos, uma vez que o casamento é uma etapa muito importante na vida de uma pessoa.

      Em razão da idade de vocês dois, seus pais exercem sobre vocês o poder familiar (para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: https://direitofamiliar.com.br/poder-familiar-o-que-e-e-como-termina/). Porém, independentemente da eventual concordância deles com o matrimônio, você precisaria de autorização do juiz por ser menor de 16 anos.

      Conforme explicamos no artigo “Menores de idade podem se casar?” (https://direitofamiliar.com.br/menores-de-idade-podem-se-casar/), tratando-se de menor de 16 anos, em regra, não é possível a realização do casamento.

      Existem, contudo, as hipóteses excepcionais de suprimento de idade, que deverão ser analisadas por um Juiz. Nesses casos, o artigo 1520 do Código Civil Brasileiro dispõe que é permitido o casamento, desde que em caso de gravidez. Ainda assim, a gravidez, por si só, também não garante que o juiz autorizará o matrimônio, isso vai depender de outras circunstâncias em conjunto.

      Diante disso, entendemos que no caso apresentado – em razão da sua idade – não seria autorizada a realização do matrimônio, independentemente do consentimento dos pais.

      De qualquer forma, perguntamos: será que vocês não estão atropelando algumas etapas da vida? É realmente necessário casar? De novo, ressaltamos que é importante que vocês reflitam sobre os reflexos e a real importância disso para o relacionamento de vocês.

      Reforçamos a necessidade de vocês pensarem sobre o que significará para vocês o casamento, qual o grau de importância disso para o relacionamento de vocês, atualmente? Sabemos o quanto é gostoso ficar junto, dividir experiências com a pessoa que gostamos, mas acreditamos que as coisas devem acontecer no seu tempo, de maneira saudável.

      Fazemos tais considerações porque, não havendo situação que justifique o suprimento da idade, o ideal é aguardar que aqueles que pretendem se casar formem a sua capacidade de autodeterminação por completo, o que, para o Direito, é atingido com a maioridade civil.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  22. Vitória

    Olá tenho 14 anos.Por motivos familiares tenho q sair da casa do meu pai , e ele disse q só saio casada .Meu namorado tem 22 anos.Com autorização do meu pai , eu caso?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Vitoria, tudo bem?

      Em primeiro lugar, gostaríamos que você refletisse sobre alguns aspectos, uma vez que o casamento é uma etapa muito importante na vida de uma pessoa, e essa decisão não pode ser tomada por impulso ou apenas porque você precisa sair da casa de seu pai.

      Respondendo à sua pergunta, conforme ressaltamos no artigo, quando aquele que pretende se casar contar com menos de 16 anos de idade, existem as hipóteses excepcionais de suprimento de idade. Nesses casos, o artigo 1520 do Código Civil Brasileiro dispõe que é permitido o casamento, desde que em caso de gravidez. Porém, a gravidez, por si só, também não garante que o juiz autorizará o matrimônio, isso vai depender de outras circunstâncias em conjunto.

      Em razão da sua idade, seu pai é o detentor da sua guarda e exerce sobre você o poder familiar (para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: https://direitofamiliar.com.br/poder-familiar-o-que-e-e-como-termina/). Porém, independentemente da eventual concordância dele com o matrimônio, você precisaria de autorização do juiz por ser menor de 16 anos.

      De qualquer forma, será que vocês não estão atropelando algumas etapas da vida? É realmente necessário ir morar com seu namorado? De novo, ressaltamos que é importante que vocês reflitam sobre os reflexos e a real importância disso para o relacionamento de vocês.

      Reforçamos a necessidade de você refletir sobre o que significará para você passar a morar com seu namorado, qual o grau de importância disso para o relacionamento de vocês? Sabemos o quanto é gostoso ficar junto, dividir experiências com a pessoa que gostamos, mas acreditamos que as coisas devem acontecer no seu tempo, de maneira saudável.

      Esperamos ter ajudado, e estamos aqui para ajudar sempre que necessário!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  23. Daniel

    Oi, tudo bem? minha namorada tem 15 anos e eu tenho 21 anos , daí gostaria de saber se com a autorizaçao dos pais dela agente pode se casar? na realidade agente ja ta morando juntos, sab..agente se ama muito.. aguardo a resposta de vcs.. abraço

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Daniel,

      Conforme ressaltamos no artigo, quando aquele que pretende se casar contar com menos de 16 anos de idade, existem as hipóteses excepcionais de suprimento de idade. Nesses casos, o artigo 1520 do Código Civil Brasileiro dispõe que é permitido o casamento, desde que em caso de gravidez. Porém, a gravidez, por si só, também não garante que o juiz autorizará o matrimônio, isso vai depender de outras circunstâncias em conjunto.

      Se vocês têm a autorização dos pais dela, não é melhor esperar que ela complete ao menos 16 anos? Essa é uma decisão muito importante!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  24. Ola, eu tenho 16 anos e meu namorado 28 queremos nós casar, porém, meus país são completamente contra. Minha pergunta é: Isso pode dar cadeia pra ele mesmo eu esclarecendo que é vontade minha???
    Tem alguma chance de fazer a emancipação sem o consentimento dos meus pais , apenas com a assinatura do juiz?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Mayra,

      Em alguns casos, o envolvimento com menores de idade pode configurar crime. No entanto, dependendo das circunstâncias do caso, a mera intenção de se casar não possui consequências graves.

      Importante ressaltar, porém, que, é essencial a autorização de seus pais para o casamento e, caso eles não concordem, você pode procurar a orientação de advogados ou da Defensoria Pública para ingressar com um pedido judicial de “suprimento de consentimento”.

      Conforme mencionamos no artigo, o suprimento judicial do consentimento acontece quando aquele que pretende se casar possui mais de 16 anos e menos de 18 anos e os pais não autorizam o casamento. Nesses casos, o juiz analisará a questão e autorizará o matrimônio, substituindo a autorização dos pais.

      Para tanto, ressaltamos, novamente, que é essencial que você procure um advogado ou a Defensoria Pública, para maiores orientações em relação ao ingresso de uma ação, inclusive apresentando os documentos pessoais dos interessados.

      Se o pedido for deferido pelo juiz, será expedido um alvará autorizando a celebração do casamento.

      Esperamos ter ajudado!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

    2. No caso, os seus pais não estão de acordo e não precisa ter tanta pressa você tem 16 anos ainda tem muito que aprender e muito tempo para pensar pra depois não se arrepender, eu no seu lugar esperava os 18 anos chegarem pra eu casar sem consentimento dos meus pais ou ter uma conversa calma tentar convencer seus pais para eles assinar o casamento fora isso eu esperaria os 18.

      Responder
  25. Natalia

    Olá, tenho uma questão.
    Meu namorado tem dezessete e eu dezoito anos, será necessário que os meus pais assinem e os dele também? Mesmo eu com dezoito e ele se emancipando?
    E tem mais um caso, o pai dele é ausente da vida dele desde que nasceu, nesse caso (se não houvesse a emancipação) como que ocorreria esse processo?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, Natalia! Tudo bem?

      Se houver emancipação, não será necessária a autorização.

      Porém, em relação a emancipação, também é necessário que ambos os genitores do seu namorado concordem para que ela seja efetuada. Caso contrário, se um dos genitores não consentir com o ato, será necessário pedir o suprimento da autorização. De igual modo ocorrerá com o casamento, será necessário pedir o suprimento dessa autorização do genitor ausente.

      Se teu namorado já tem 17 anos, por que não esperar mais um pouco? Há grandes chances de ele completar 18 anos antes do procedimento de emancipação ser concluído, o que fará o processo ser extinto.

      Sobre a emancipação, sugerimos a leitura do seguinte artigo: https://direitofamiliar.com.br/voce-sabe-o-que-e-emancipar-um-filho/

      Esperamos ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  26. Carol

    Olá, eu tenho 16 anos e meu namorado 18 e queríamos nos casar, mas minha mãe nunca aceitaria isso antes dos meus 18 anos, nós conseguiríamos nos casar apenas com os pais dele como acompanhante já que os mesmos apoiam? Eu quero sair de casa, não aguento as brigas sem motivos. Desde já agradeço, espero atenciosamente uma resposta

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Carol,

      Como você possui 16 anos, é necessário o consentimento de seus pais para o casamento, não bastando a concordância dos pais dele, até porque ele já completou a maioridade (e, para ele, não é necessária a autorização). Caso seus pais não concordem, você pode procurar a orientação de advogados ou da Defensoria Pública para ingressar com um pedido judicial de “suprimento de consentimento”.

      Conforme mencionamos no artigo, o suprimento judicial do consentimento acontece quando aquele que pretende se casar possui mais de 16 anos e menos de 18 anos e os pais não autorizam o casamento. Nesses casos, o juiz analisará a questão e autorizará o matrimônio, substituindo a autorização dos pais.

      Para tanto, ressaltamos, novamente, que é essencial que você procure um advogado ou a Defensoria Pública, para maiores orientações em relação ao ingresso de uma ação, inclusive apresentando os documentos pessoais dos interessados.

      Se o pedido for deferido pelo juiz, será expedido um alvará autorizando a celebração do casamento.

      Esperamos ter ajudado!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
  27. Bruno Soares Moreira

    Olá me chamo Bruno e estou passando por uma situação qual não sei se pode se encaixar a descrita no artigo
    Minha namorada tem dezesseis anos eu tenho vinte os país dela disseram que posso levar ela embora mas que não vão falar nunca mais conosco
    Nesse caso pra casar precisamos de alguma forma da autorização deles ?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, Bruno! Tudo bem?

      Se não tiverem a autorização dos pais dela, deverão pedir o suprimento judicial de consentimento, que é justamente uma autorização judicial para que um menor case sem o consentimento dos pais.

      A questão será avaliada por um Juiz que decidirá se o casamento realmente vai atender ao melhor interesse do menor.

      Para isso, será necessário contratar um advogado ou recorrer à Defensoria Pública.

      Esperamos ter ajudado!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  28. Oi Bom dia , eu queria tira uma duvida eu quero me casa , so que minha namorada tem 18 anos e eu 17 ainda presciso da autorização dos nossos Pais ?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Gabriel, tudo bem?

      Quando você completa 18 anos?

      Como escrevemos no artigo, aqueles que são maiores de 16 anos e menores de 18 anos (ou seja 17), precisam da autorização dos pais sim, e, em caso de não autorizarem, será necessário o suprimento judicial.

      Será que não vale a pena esperar um pouquinho?

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder

  29. E pq disseram que uma lei de um ano pra ca é proibido se casar com 16 anos no civil. Mas eu queria mim casar e com autorizacao dos meus pais, o que eu faço?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Anndrielly,

      Conforme respondemos via e-mail e ressaltamos no artigo, o maior de 16 anos e menor de 18 pode se casar, desde que com autorização dos pais ou com o suprimento judicial de consentimento (caso um dos genitores não concorde com o casamento). Isso está previsto em lei (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro).

      No entanto, caso seja necessário entrar com um processo, outras circunstâncias podem ser analisadas pelo juiz durante o julgamento do caso e, por alguma razão, ele pode negar o pedido se entender que aquilo não corresponde aos interesses de fato do menor de idade. Não temos notícia de qualquer alteração do conteúdo legislativo mencionado acima, por isso, pode ser que quem passou essa informação tenha relatado a situação de um caso específico. Mas cada caso deve ser analisado de acordo com suas particularidades.

      O ideal é procurar um advogado especializado em Direito de Família ou a Defensoria Pública para maiores esclarecimentos!
      Esperamos ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
        1. Direito Familiar

          Anndrielly,

          Conforme respondemos no instagram, “acima de 16 anos” não precisa ser, necessariamente, quando a pessoa possui 17 anos. Pode ser 16 anos e um dia, por exemplo.

          Esperamos ter ajudado.

          Atenciosamente,
          Equipe Direito Familiar.

          Responder

  30. Queria saber assim. Pq disseram quem de um ano para cá foi proibido o casamento com 16 anos.
    E eu quero mim casar, com autorizacao dos pais mas o que eu faço?

    Responder

  31. Meu namorado completa 18 anos dia 10 de agosto mas queríamos pegar a isenção de casamento ainda essa semana. Os pais deles tem que ir?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá, Joyce !
      Tudo bem?

      Como falamos no artigo, para aqueles que possuam de 16 a 18 anos, é necessária a autorização dos pais. Para o casamento acontecer é necessário seguir todo um procedimento, que é chamado de habilitação de casamento.
      Nesse processo de habilitação deverão ser apresentados os documentos essenciais e haverá um prazo de publicação em edital para dar publicidade ao ato.
      Todo este processo tende a levar mais de 10 dias. Talvez, se você já for maior de idade, seja o caso de aguardar o seu namorado completar 18 anos também, para evitar a burocracia da autorização que pode vir a não servir pra nada, tendo em vista que ele, muito provavelmente, completará 18 anos antes do procedimento de habilitação ser concluído.

      Esperamos ter ajudado!

      Atenciosamente,
      equipe Direito Familiar!

      Responder
  32. Beatriz

    No meu caso, a mãe do meu namorado é falecida a poucos anos e ele n cresceu com o pai,o pai nunca esteve presente,e a guarda dele esta com seu irmão mais velho quem deve assinar é o pai ou o irmão?

    Responder
    1. Direito Familiar

      Olá Beatriz, tudo bem?

      Há entendimento de que o guardião tem o poder de conceder tal autorização. No entanto, como cada situação é analisada considerando suas particularidades, caso não seja aceita a autorização dada pelo irmão, uma alternativa seria requerer o suprimento do consentimento do pai.

      Esperamos ter ajudado!

      Atenciosamente,
      Equipe Direito Familiar.

      Responder
    1. Direito Familiar

      Muito obrigada, Felipe! Continue nos acompanhando pois sempre estamos com conteúdo novo!
      Equipe Direito Familiar

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *