Sobre o Direito Familiar

laura roncaglio arethusa baroniA partir das nossas experiências junto às Varas de Família e Sucessões de Curitiba, nós, Laura e Arethusa, percebemos a dificuldade que muitas pessoas têm em entender estes ramos do direito, bem como de compreender a linguagem utilizada pelos operadores do Direito (Juízes, Promotores, advogados, servidores, etc.).

O Direito das Famílias e o Direito das Sucessões talvez sejam os ramos do direito com maior repercussão na vida das pessoas. Isso quer dizer que, quase inevitavelmente, em algum momento da sua vida, você irá se deparar com questões regulamentadas pelo direito das famílias ou sucessões. Por isso, entendemos ser muito importante que este tema seja amplamente conhecido e compreendido. Não basta “ouvir falar” em um termo ou outro, é fundamental que as pessoas tenham condições de compreender as questões que lhes afetam.

O Direito de Família e Sucessões precisa ser Familiar.

Desta demanda nasceu o Direito Familiar, lá em 2015, com o intuito de ampliar o acesso à justiça e às informações relativas ao tema, por meio da produção de conteúdo de qualidade, com a utilização de uma linguagem jurídica simplificada.

Por meio desta atuação constatamos que o conteúdo produzido aqui é útil também para profissionais da área jurídica, com interesse nestes ramos do direito. Ou seja, o público do Direito Familiar é mais amplo do que idealizamos originalmente. Por esta razão, com o passar do tempo fomos percebendo que, para manter uma produção de conteúdo de qualidade, com regularidade e que atenda todos que nos acompanham, precisaríamos expandir nossas experiências.

Foi neste contexto que começamos a pensar em conteúdos e materiais também voltados aos profissionais que atuam na área, além de darmos início ao projeto de mentorias. Cada uma carregando suas vivências e apresentando suas perspectivas. Unidas pelo objetivo em comum que é trazer o Direito das Famílias e Sucessões para mais perto das pessoas.